Marcadores

"A maior riqueza da minha vida" (1) "Conheça o autor" (1) "Curiosidades sobre o poeta" (1) "É...acho que estou ficando velho..." (1) "Jornal da Cidade" (1) "Lançamento de livro em Santo Ângelo/RS" (1) "Livros à venda" (1) "Participações na Tv" (1) "Poesias do livro Conflito Interior" (1) "Poeta por si próprio" (1) A Meretriz (1) A Mulher do Próximo (1) Agradecimento ao escritor Israel Lopes (1) As bocas que não se beijam (1) Conto: "A Felicidade Conjugal" (1) Conto: "A Meretriz" (1) Conto: "O enterro:um caso de amor" (1) Crônica: "A breve história do Sr.Enganoso" (1) crônica: "A camisa vermelha de Hugo Chávez" (1) Crônica: "A gramática do amor" (1) Crônica: "Então...É Natal" (1) Crônica: "Filosofia de botequim" (1) Crônica: "Imperceptivelmente" (1) Crônica: "O Tempo e o Vento" (1) Crônica:"Homem:sexo frágil e inseguro?" (1) Crônica:"Van Gogh eu e as grossas balizas das estudantes" (1) Deus não há! (1) Livro: "A vida é bela-Para quem?" (1) Livro: "Existe vida após o casamento?" (1) Livros à Venda (1) Materias sobre o trabalho literário do autor" (1) Na Antessala do Céu (1) Novo Livro Publicado (1) Novo Livro: "A sociedade sem máscaras" (1) O fim da ilusão-Adeus Quimera! (1) Poesia: "A Loucura da Paixão" (1) Poesia: "A razão de um poeta" (1) Poesia: "A uma certa gauchinha" (1) Poesia: "Foste..." (1) Poesia: "Insano Desejo" (1) Poesia: "Saudade" (1) Poesia: "Soneto da Ausência" (1) Poesia: "Tua Ausência" (1) Poesia: A Razão de um Poeta" (1) Poesia:"insano Desejo" (1) Questionamento à mote (1) Semana Farroupilha em Passo Fundo/RS (1) Sobre João Ribeiro Neto (1)

sábado, 1 de dezembro de 2012

Conheça o Autor




 
Por pertencer à tradicional família “RIBEIRO”, o escritor João Ribeiro tem como traços marcantes em sua origem dois estados brasileiros: “São Paulo” e, também, o “Rio Grande do Sul”.

 
            
 O expoente maior de sua família em São Paulo está concentrado na saudosa pedagoga Carolina Ribeiro,mulher que entrou para a História por ter sido a primeira secretária da educação do Estado de São Paulo, no governo Jânio Quadros.




Aliás, na residência onde vive hoje  eram realizadas as convenções e reuniões de apoio do falecido Jânio da Silva Quadros e, ainda, possui o antigo relógio de parede, o cuco“, onde seu finado avô João Amancio Ribeiro Filho fazia questão de pendurar no pêndulo a miniatura em metal de uma “vassourinha”,tradicional símbolo das campanhas políticas de Jânio.

 

Origem Sulista do Autor

 

Já sua origem sulista, explica-se pelo fato de ter como tronco de sua família o Marechal Bento Manuel Ribeiro (foto) (1761-1855), uma das figuras ilustres do Rio Grande Sul por ter participado em todas as guerras do sul,desde 1801 até 1851. Nas campanhas de 1817 a 1820 alcançou as vitorias de Belém, Galera de Braquin, Perucho-Berna, Arroio Grande.

Esse foi o período brilhante de sua vida de soldado, quando seguia os preceitos de disciplina ensinados e mantidos pelo ilustre general Curado- Coleção Efemérides Brasileiras-1891-Barão do Rio Branco (…)

Essas notícias foram publicadas no jornal “O Estado de São Paulo”

Mais um traço da origem gaucha do autor encontra-se no fato de seu pai ter sido o fundador do PDT (Partido Democrático Trabalhista) liderado por Leonel de Moura Brizola em São Paulo na década de 80. Por sinal, João Ribeiro Neto participou ativamente da campanha presidencial de 1989 de São Paulo ao Rio Grande quando ainda era guri.

Dessa época, guarda em sua estante um busto do saudoso “GOVERNADOR”, como era conhecido Brizola por ter governado dois estados distintos:Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
 

Incentivo da Família

 

João Ribeiro foi sempre incentivado por seu falecido pai, Frederico Ribeiro, a orgulhar-se da nobre origem de sua família e a escrever poemas e crônicas desde tenra idade, o que despertava a atenção de seus professores e colegas.

Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, começou a reunir algumas poesias antigas de sua autoria e,no ano seguinte, após iniciar o curso de direito no Centro Universitário IMES de São Caetano do Sul/SP publicou seu primeiro livro,“ Conflito Interior ”.

A partir dessa publicação, João Ribeiro Neto passou a ser reconhecido como um dos mais promissores intelectuais , sendo destaque na imprensa paulista, gaúcha e catarinense graças ao expressivo número de leitores que conquistou nesses estados. Seus livros revelam a personalidade forte e polêmica das quais é dotado; nunca se prestou ao papel de escrever para agradar esse ou aquele. Ao contrário, já respondeu a alguns processos na justiça devido ao seu jeito franco e destemido de encarar a vida e a sociedade com seus hipócritas padrões de comportamento.

Essa passagem tirada do livro Conflito Interior revela a coragem e ousadia do escritor:

Essa pequena obra tem como objetivo enaltecer a arte e, de alguma forma, colaborar com um processo de resgate cultural em nosso país. Um país sem identidade,empobrecido em valores e subjugado à ignorância proliferada por uma indústria cultural torpe e mal intencionada. Golpeio poucos dos muitos grilhões que prendem a sociedade nos escuros subúrbios da anticultura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.