Marcadores

"A maior riqueza da minha vida" (1) "Conheça o autor" (1) "Curiosidades sobre o poeta" (1) "É...acho que estou ficando velho..." (1) "Jornal da Cidade" (1) "Lançamento de livro em Santo Ângelo/RS" (1) "Livros à venda" (1) "Participações na Tv" (1) "Poesias do livro Conflito Interior" (1) "Poeta por si próprio" (1) A Meretriz (1) A Mulher do Próximo (1) Agradecimento ao escritor Israel Lopes (1) As bocas que não se beijam (1) Conto: "A Felicidade Conjugal" (1) Conto: "A Meretriz" (1) Conto: "O enterro:um caso de amor" (1) Crônica: "A breve história do Sr.Enganoso" (1) crônica: "A camisa vermelha de Hugo Chávez" (1) Crônica: "A gramática do amor" (1) Crônica: "Então...É Natal" (1) Crônica: "Filosofia de botequim" (1) Crônica: "Imperceptivelmente" (1) Crônica: "O Tempo e o Vento" (1) Crônica:"Homem:sexo frágil e inseguro?" (1) Crônica:"Van Gogh eu e as grossas balizas das estudantes" (1) Deus não há! (1) Livro: "A vida é bela-Para quem?" (1) Livro: "Existe vida após o casamento?" (1) Livros à Venda (1) Materias sobre o trabalho literário do autor" (1) Na Antessala do Céu (1) Novo Livro Publicado (1) Novo Livro: "A sociedade sem máscaras" (1) O fim da ilusão-Adeus Quimera! (1) Poesia: "A Loucura da Paixão" (1) Poesia: "A razão de um poeta" (1) Poesia: "A uma certa gauchinha" (1) Poesia: "Foste..." (1) Poesia: "Insano Desejo" (1) Poesia: "Saudade" (1) Poesia: "Soneto da Ausência" (1) Poesia: "Tua Ausência" (1) Poesia: A Razão de um Poeta" (1) Poesia:"insano Desejo" (1) Questionamento à mote (1) Semana Farroupilha em Passo Fundo/RS (1) Sobre João Ribeiro Neto (1)

sábado, 1 de dezembro de 2012

Poeta por si próprio (crônica)


 
         Sempre quando as pessoas descobrem que sou poeta noto um ar estranho em suas faces. Parece que o espanto domina seus lábios e a palavra poeta sai soletrada: po-e-ta.

            Não compreendo o porquê de tanta admiração ou espanto causado só porque se está diante de alguém que gosta de escrever versos em nosso rotineiro cotidiano.

            Talvez porque o poeta, mesmo não tendo um valor profissional ou econômico na sociedade alienada, ocupa o lugar no imaginário das pessoas por ser um alguém que tem ousadia para sonhar.

            Como é difícil sonhar estando no meio da neurose social onde os problemas financeiros nos ferem, aprisionam e até matam! O mundo é caótico, confuso, mas a poesia não; ela é sublime, tenra...

            Porém na mente do poeta coexistem o caos da realidade imperfeita com a perfeição do ideal. Daí surge a poesia!

            Enquanto poeta, sempre sonhei amar e ser amado mais do que na vida real. Numa manhã de sol desponta o verso infantil ao imaginar a doce amada, no crepúsculo a realidade começa a bater na aorta através do verso sutil e, à noite, uma dor de perda assombra o pobre poeta!

Poetar! Transformar dores em esperanças, viver paixões imortais que por sua vez morrem sem mais nem menos diversas vezes. Que paradoxo!

            Trocas de confidências e olhares voltados à própria alma, declarações banais de felicidade, gritos de lamúria... “Ais” de padecer inexistente...

            Ser poeta!  Sorrir quando se quer chorar; sonhar

quando o que se deve fazer é viver; transformar dores em versos quando se deve fazer exatamente isso. Transformar dores em versos!

            E naquela calçada caminha agora um poeta, leva um semblante grave, deve estar pensando em como é difícil vender seus livros, se é que já os escreveu um dia!

            Olha outro poeta ali! Esse vai sorrindo ao atravessar a rua, talvez vá encontrar a sua amada.

            Ah, na praça tem mais um poeta declamando versos doloridos, mas cada estrofe é um convite para refletir sobre a vida.

            É bom que existam poetas pelo mundo afora, mas como é difícil ser um! A sociedade é leviana, mas ainda assim vale a pena!

Fernando Pessoa, o maior dos poetas, há muito já nos disse: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.


* Crônica que integra o livro "Existe vida após o casamento?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.