Marcadores

"A maior riqueza da minha vida" (1) "Conheça o autor" (1) "Curiosidades sobre o poeta" (1) "É...acho que estou ficando velho..." (1) "Jornal da Cidade" (1) "Lançamento de livro em Santo Ângelo/RS" (1) "Livros à venda" (1) "Participações na Tv" (1) "Poesias do livro Conflito Interior" (1) "Poeta por si próprio" (1) A Meretriz (1) A Mulher do Próximo (1) Agradecimento ao escritor Israel Lopes (1) As bocas que não se beijam (1) Conto: "A Felicidade Conjugal" (1) Conto: "A Meretriz" (1) Conto: "O enterro:um caso de amor" (1) Crônica: "A breve história do Sr.Enganoso" (1) crônica: "A camisa vermelha de Hugo Chávez" (1) Crônica: "A gramática do amor" (1) Crônica: "Então...É Natal" (1) Crônica: "Filosofia de botequim" (1) Crônica: "Imperceptivelmente" (1) Crônica: "O Tempo e o Vento" (1) Crônica:"Homem:sexo frágil e inseguro?" (1) Crônica:"Van Gogh eu e as grossas balizas das estudantes" (1) Deus não há! (1) Livro: "A vida é bela-Para quem?" (1) Livro: "Existe vida após o casamento?" (1) Livros à Venda (1) Materias sobre o trabalho literário do autor" (1) Na Antessala do Céu (1) Novo Livro Publicado (1) Novo Livro: "A sociedade sem máscaras" (1) O fim da ilusão-Adeus Quimera! (1) Poesia: "A Loucura da Paixão" (1) Poesia: "A razão de um poeta" (1) Poesia: "A uma certa gauchinha" (1) Poesia: "Foste..." (1) Poesia: "Insano Desejo" (1) Poesia: "Saudade" (1) Poesia: "Soneto da Ausência" (1) Poesia: "Tua Ausência" (1) Poesia: A Razão de um Poeta" (1) Poesia:"insano Desejo" (1) Questionamento à mote (1) Semana Farroupilha em Passo Fundo/RS (1) Sobre João Ribeiro Neto (1)

domingo, 9 de dezembro de 2012

crônica:"Filosofia de botequim!

 
             A sabedoria (?) popular tem criado muitas frases de efeito e máximas que servem para explicar desde os infortúnios da vida até...

Bem, o que eu estava dizendo mesmo? Perdi a linha de raciocínio porque meu cachorro Carlinhos acaba de entrar aqui na sala onde escrevo essa crônica segurando um enorme pedaço de pão na boca a procurar um lugar secreto para escondê-lo de nosso outro cão, o John Lenonn !

            Ah, era sobre as máximas, os pensamentos populares não era? Pois bem, agora que o Carlinhos, um weimaraner de aproximadamente 30 kg, já saiu da sala posso voltar a prestar atenção no que escrevo. Será que ele já comeu o pão?

            Acho muito engraçada essa cultura popular, esse jeito simples de explicar o inexplicável, algo que muitas vezes falta para os grandes cientistas, para os grandes médicos e para os grandes políticos estelionatários justificarem suas teses.

            Selecionei alguns ditos populares para os leitores se divertirem um pouco e se lembrarem dos tempos dos avós e da infância, lá vai:

 

            - “Vão-se os anéis, ficam os dedos” (vá dizer isso para o dono de uma grande joalheria após ela ser assaltada por bandidos

 

            -“É melhor um pássaro na mão do que dois voando” (diga isso para os ecologistas do Greenpeace)

 

            -“Antes tarde  do  que  nunca”  (tente  consolar  um estudante que chegou atrasado para prestar o vestibular e não pôde entrar na faculdade)

            -“O amor é cego!" (eu completaria esse ditado com o seguinte: e burro!

 

            -“Quem ama o feio bonito lhe parece!” (e aí está colocada a tese do mau gosto.

 

            - “A vida é cheia de altos e baixos” (que digam os vendedores de salto alto nas lojas de calçado)

 

            -“Desculpa por alguma coisa!” (frase dita nas despedidas de final de ano e na troca de presentes do amigo secreto)

 

            -“Apesar de tudo, ele era uma boa pessoa!” (frase que os familiares do defunto ouvem sempre na despedida do enterro; isso é praxe e irrita)

 

-“Há males que vem para o bem!” (pensamento de cônjuges que acabaram de se separar)

 

-“O mundo dá muitas voltas” (será que esse ditado foi criado pelos cientistas explicando os movimentos de translação e rotação?)

 

-“Sexo não é tudo!” (concordo, diria que é quase tudo!)

 

            -“Quem casa quer casa” (E quando se separa quer pensão, cesta básica, móveis etc.).

 

            -“Devemos nos arrepender do que deixamos de fazer e não do que fizemos” (fala isso para quem votou no Collor em 89)

            -“Competir é mais importante do que ganhar” (será que quem deixou de ganhar na mega-sena por um número apenas também pensa assim?)

 

            -“ Quem canta seus males espanta”(será que a cantora Vanusa pensou assim quando “cantou” o Hino Nacional naquela solenidade?)

 

            Para terminar essa seleção de pérolas com pensamentos e frases populares não poderia deixar de citar a última dessa crônica:

 

            “A esperança é a última que morre!” (se é assim, tomara que nenhuma sogra se chame Esperança)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.